Você está em: home » Releases  
LP SOUND OF IPANEMA (1965) - Felix Grant

DISCO

O SUAVE E EXCITANTE SOM DE UM BRASIL MODERNO

Na região sul do Rio de Janeiro, há uma pequena e calma área residencial chamada Ipanema. Ela se situa ao longo de uma das praias mais bonitas do mundo e muitos dos jovens artistas criativos vivem e trabalham aqui. É o lar do compositor Carlos Lyra, e foi aqui que Paul Winter chegou para passar o verão estudando e tocando música brasileira.

Carlos Lyra está no primeiro plano de uma excitante e nova revelação musical que vem acontecendo no Brasil. Na música popular, ele e Antônio Carlos Jobim são os melhores compositores do Brasil, e suas músicas são de grande qualidade e com uma nova bossa. É uma nova e sincera expressão que nasce do florescimento da moderna cultura do Brasil.

Lyra é, como seu nome sugere, um excepcional compositor lírico. Suas melodias tem um sabor que lembram Jerome Kern; a harmonia tem influência dos impressionistas franceses; o ritmo tem uma forte, ainda que sutil, impressão do samba; e como George Gershwin, Lyra recebeu a influência da música negra e rural de seu país. As letras são em português e são cantadas com o nostálgico e comovente som desse idioma. Seu significado é muitas vezes profundo, e sempre sincero, e muitas das letras poderiam ser consideradas poesia em sua essência.

Carlos Lyra considera a si mesmo primeiro um compositor, e segundo um cantor-violonista. Ele escreveu mais de cem canções, três trilhas para cinema e fez muitos shows para televisão. Ele também tem um grande interesse em música para teatro, e escreveu seis comédias musicais. Seu musical mais recente, Pobre Menina Rica, escrito com Vinícius de Moraes, foi um grande sucesso no Rio.

Sua maneira de escrever, reflete este distinto sabor da cultura brasileira que veio da mistura de três heranças culturais: a africana, a européia e a dos índios. Como Villa-Lobos, Carlos explorou a musica rural de todo o vasto país, e isso é evidente em suas composições. Duas fontes proporcionam a maioria desta música popular. Uma, o nordeste do Brazil, é a música dos descendentes dos índios, que mostra forte influência da música medieval e de cantos gregorianos ensinados a eles pelos padres colonizadores do século XVI. A outra fonte é a das favelas do Rio de Janeiro, e os descendentes dos escravos africanos, que trouxeram com eles, o samba.

Além dessas influências, e das de compositores como Ravel e Debussy, Carlos aprendeu com George Gershwin, Richard Rodgers, Jerome Kern e Cole Porter e também com o jazz moderno, particularmente o “west coast” the Stan Kenton e Gerry Mulligan.

As letras de muitas das canções de Carlos foram escritas por Vinícius de Moraes, o primeiro poeta popular do Brasil, e autor do filme Orfeu da Conceição e da letra original de Garota de Ipanema. Elas freqüentemente mostram um sentimento de saudade ou nostalgia por alguém ou algum lugar, e tem a peculiar qualidade de ser alegre e triste ao mesmo tempo. Vinícius descreve isso como: “um pouco de tristeza que tem a esperança de um dia não ser mais triste”.

Felix Grant, 1965

« Voltar

Buscar Músicas