"COISA MAIS LINDA"
40 Anos de Bossa Nova


SINOPSE

COISA MAIS LINDA dá ao espectador uma visão geral, um painel histórico, musical e informativo de como se iniciou o movimento musical, Bossa Nova, que tem seus primórdios no início dos anos 50, atingindo um de seus ápices em 1962, quando se internacionaliza definitivamente, no concerto do Carnegie Hall, NY.

A música que se fazia naquela época revoluciona a cultura musical brasileira na melodia, nas harmonias e arranjos, na composição, na batida famosa e nas letras líricas e românticas que prefiguravam um país feliz do Amor, do sorriso e da flor.

Um período luminoso, quando um grupo de jovens da Zona Sul do Rio vira de ponta a cabeça a nossa música, com defensores e detratores, superados pelo tempo na eternização da Bossa Nova. 40 anos depois um sucesso cada vez mais consagrado no mundo.

Nossos principais condutores são os dois maiores compositores vivos do movimento: Roberto Menescal (do clássico "O Barquinho") e Carlos Lyra (dos eternos "Lobo Bobo", "Coisa Mais Linda" e "Você e eu"). Eles criaram canções que tocam pelo planeta, e estão presentes no filme contando as origens e os segredos do que viveram, com graça, felicidade e humor, de uma época inesquecível, num verdadeiro papo de velhos amigos, passando pelos locais que marcaram o início de suas carreiras.

COISA MAIS LINDA apresenta entrevistas e números musicais exclusivos, de Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Donato, Alaíde Costa, Johnny Alf, Kay Lira, Leny Andrade, Chris Delano, Joyce, Sergio Ricardo, Billy Blanco, enfim de todos os remanescentes vivos da época e alguns seguidores atuais. entre muitos outros, contendo também originais e exclusivas imagens de arquivo de shows, apresentações internacionais, assim como de artistas estrangeiros que participaram deste movimento na época.

O filme é ordenado em blocos, onde se focalizam: Ritmo, Letra, Harmonia, o Banquinho, a Batida, com depoimentos de teóricos e escritores de livros sobre o tema, como Sergio Cabral, Tarik de Souza, Arthur da Tavola, e de participantes ativos como Miele, Nelson Motta, etc..

Destaque também para o Maestro Antonio Carlos Jobim, sua carreira e a dupla Tom/Vinicius.

Nara Leão também é homenageada. Um comovente bloco sobre a Musa, composto de inúmeras fotos, depoimentos, fonogramas da época e imagens de arquivo.

O filme não pretende ser e nem é uma aula. Porém sua realização despretensiosa faz com que se transforme num documento audiovisual que proporciona ao espectador duas horas de boa música, pura diversão, e que ao mesmo tempo informa sobre este marco da cultura brasileira, que cada vez mais ocupa espaço nos corações e ouvidos de homens e mulheres em vários paises do mundo.

ROTEIRO E DIREÇÃO DE PAULO THIAGO


FICHA TECNICA

ARTISTAS
Carlos Lyra
Roberto Menescal
Iko Castro Neves
Johnny Alf
Billy Blanco
João Donato
Oscar Castro Neves
Bebeto (Adalberto José de Castilho e Souza)
Leny Andrade
Wanda Sá
Sérgio Ricardo
Durval Ferreira
Paulo Jobim
Alaíde Costa
Kay Lyra
Joyce
Chris Delano

DEPOIMENTOS
Sérgio Cabral
Tárik de Souza
Arthur da Távola
Marcelo Câmara
Miele
Carlos Diegues
Nelson Motta
Otávio Terceiro

PRODUTORA
Gláucia Camargos

PRODUÇÃO EXECUTIVA
Pedro Antônio

DIRETOR DE FOTOGRAFIA E CÂMERA
Guy Gonçalves

DIRETOR DE PRODUÇÃO
Guto Vaz

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Renata Rodarte

MONTAGEM
Marcelo Moraes

MIXAGEM
Roberto Leite

SOM DIRETO
Leandro Lima
Rômulo Drummond
Paulo Ricardo Nunes
Vanilton Moreira (Vampiro)

ADMINISTRAÇÃO
Maria Cecília Costa

EDITOR DE SOM
Carlos Cox

PESQUISA
Antônio Venâncio

PRODUÇÃO DE FINALIZAÇÃO
Jasmina di Mônaco

PROGRAMAÇÃO VISUAL
Sol Galvão

EFEITOS ESPECIAIS E TRANSFER
Marcelo Siqueira e Adenilson Muri Cunha

ASSESSORIA JURÍDICA / CLEARANCE DAS OBRAS MUSICAIS
Dain, Gandelman e Lacé Brandão Advogados

CO-PRODUTORES:
Carlos Lyra
Roberto Menescal
Patrick Siaretta
TeleImage
Columbia TriStar Home Entertainment, Inc.
Pérola Negra Produções Cinematográficas Ltda.

PATROCINADORES
Petrobrás
Banco Nacional de Desenvolvimento
Columbia TriStar Home Entertainment, Inc.

DISTRIBUIDORA
Columbia TriStar Home Entertainment, Inc.

APOIO
Prefeitura do Rio - Secretária de Cuturas - RIOFILME
Uma produção de Vitória Produções Cinematográficas Ltda.
Buscar Músicas
 
 


Créditos »