Você está em: home » livros » songbook  
SONGBOOK
UM VERDADEIRO TRATADO DE HARMONIA


A canção é algo sutil, uma linha delicada de pensamento constituída em melodia, harmonia, ritmo e letra.
Tradicionalmente, no Brasil, música escrita, partituras, etc... têm sido editadas com muito pouco zelo no que se refere à exatidão. O resultado tem sido a deturpação desses elementos. É como se os editores não considerassem importante a diferença entre um bemol e um sustenido ou entre uma quinta aumentada e uma quinta diminuta. Seria o mesmo que dizer que tanto faz um pintor escolher entre rosa e roxo ou que é indiferente o lugar das vírgulas num extrato bancário.
Felizmente, para todos nós, interessados em música, Almir Chediak idealizou os Songbooks e deu-se ao trabalho de escrever as partituras dessa coletânea juntamente com os autores – com exceção, é claro, de Noel Rosa, Vinícius de Moraes e Ay Barroso.
No meu caso, preferi condensar em um só volume as canções mais conhecidas de toda a minha obra, em vez de espalhá-las por vários volumes entremeadas de canções inéditas ou não muito conhecidas. Assim prestigio o leitor e me guardo à possibilidade de um segundo volume, quando as canções ficarem tão conhecidas e forem tão requisitadas quanto as escolhidas para este Songbook.
O que se conseguiu, foi registrar, em cada Songbook, a concepção harmônica, espírito e visão musical de cada autor. Isso equivale dizer que, enquanto coletânea, os Songbooks nada mais seriam do que um verdadeiro, extenso e variado, tratado de harmonia à disposição de arranjadores, cantores, músicos, estudantes e aficionados.


Carlos Lyra


O Songbook de carlos Lyra é o décimo da série lançada pela Lumiar Editora de Almir Chediak. São 55 canções em um volume, todas revisadas pelo compositor.

Neste Songbook, você encontrará, além das 55 músicas, fotos, texto biográfico, discografia, e prefácio de Tom Jobim.

Paralelamente a este livro, está sendo lançado no mercado fonográfico, pela gravadora Lumiar Discos, o Songbook de Carlos Lyra em CD e fita cassete. São 20 músicas interpretadas por mais de 30 artistas da MPB.

Almir Chediak

Buscar Músicas