Você está em: home » Depoimentos  
CARIOCA DE ALGEMA
Millôr Fernandes

O último disco do Carlos Lyra tem o título, Carioca de Algema, tirado de uma das 14 letras que fiz junto com ele pro musical Memórias de um Sargento de Milícias. Como afirma o famoso dístico na porta da ABL, “esta é a glória que fica, eleva, honra e consola.” Estou, claro, me referindo a ser parceiro de Carlinhos. Pois, com Vinícius de Moraes ele compôs - e bota composição nisso! - uma das maiores parcerias da música popular brasileira, só comparável à de Tom com, outra vez, Vinícius. E, sem possibilidade de discussão, Carlinhos é a pedra fundamental, o alicerce, a estrutura, a fachada, a cumeeira e os fogos de artifício da inauguração da Bossa Nova - junto com Menescal, Tom, Vinícius e João Gilberto.

Somados a eles, não se pode esquecer, é claro, Nara (*) e seus joelhos, Ronaldo Bôscoli (o Cometa), Chico Feitosa (Chico Fim-de-Noite), Silvinha Telles, Baden Powell e Newton Mendonça (que morreu logo mas deixou um dos ícones da BN - o Desafinado).
Como diria o falecido Hibrahim Sued - que triunvirato!

* Em cuja casa, segundo Ruy Castro, começou a Bossa Nova. Carlinhos e eu temos certeza de que a Bossa Nova nasceu foi na casa de Bené Nunes, na Gávea, onde o mundo da música carioca entrava e saía sem pedir licença. A casa de Bené ficava aberta madrugada a dentro, até o último cliente).

********** ********** **********

Apenas como pequeno adendo histórico-mitológico, pesquiso e lembro que foi com a música de sua lira que Anfion criou Tebas. Também com a lira, Arion encantava os golfinhos. Quando tentaram afoga-lo os golfinhos carregaram o bardo e o colocaram em Tenaro, são e salvo. Hércules aprendeu a tocar lira com Linus. Mas, iritado por levar pau no fim do curso, quebrou o instrumento na cabeça do mestre que ali mesmo esticou as canelas. Orfeu, ninguém ignora, foi o máximo no instrumento - enfeitiçou até os deuses infernais com o som de sua lira. As montanhas caminhavam até ele e os rios paravam para ouvi-lo.
Moral: ninguém é Lyra impunemente.

« Voltar

Buscar Músicas